A Brazil Cyber Defence nasce no momento da retomada econômica do Brasil e pretende se tornar referência nacional e internacional nos assuntos relacionados com a Ciberdefesa, a Cibersegurança, as Comunicações e a Guerra Eletrônica.
O evento foi concebido para promover o debate de assuntos da Defesa e Segurança entre as Forças Armadas e de Segurança Pública, setores da indústria, meio acadêmico, instituições públicas e privadas, sociedade e governo brasileiro, além de gerar negócios. Tem por objetivo sensibilizar a sociedade brasileira e a administração pública do País sobre a importância da defesa e segurança cibernética, das comunicações e da guerra eletrônica.
Em relação à internet e ao ciberespaço, o Brasil é um mercado particular, diferente do que em qualquer outro lugar do mundo. Primeiro por conta do seu tamanho continental e da quantidade de pessoas conectadas à internet. E segundo, pela falta de conscientização da importância da cibersegurança por parte do governo, empresas e do usuário final. Recente relatório sobre economia digital divulgado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) colocou o Brasil em quarto lugar no ranking mundial de usuários de internet, com 120 milhões de pessoas conectadas.
O aumento crescente das ameaças cibernéticas e a existência de vulnerabilidades nas redes e nos sistemas de informação exigem ações para resguardar a capacidade nacional e de outras estruturas de governo frente a possíveis ações cibernéticas hostis, bem como para reduzir os seus efeitos. Além de comprometer a infraestrutura de tecnologia da informação e comunicações, as ameaças cibernéticas podem comprometer os ativos de informações governamentais críticas e das estruturas estratégicas críticas, afetando diretamente a Segurança Nacional.
Apesar dos investimentos que vêm sendo realizados, o Brasil possui vulnerabilidades nas redes e nos seus sistemas de informação. Além disso, o País não dispõe de uma indústria de equipamentos eletrônicos e de telecomunicações que possam substituir a grande parte de componentes importados para suas redes internas, considerados críticos para assegurar a disponibilidade, confidencialidade, autenticidade e integridade das suas comunicações internas.
A Brazil Cyber Defence reúne expositores e visitantes em um espaço para eventos considerado como um dos melhores do Brasil e oferece aos participantes a possibilidade de participar de discussões e interações com grandes empresas e instituições, usuários, especialistas, startups, setores da Academia e renomados palestrantes nacionais e internacionais que estarão compartilhando experiências e trocando conhecimentos.
Por tudo isso, a Brazil Cyber Defence já é um sucesso que oferece diversas oportunidades à todos os seus participantes.